logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: 'Um Músico, um Mecenas' - 1.º Concerto 2014 PDF Print E-mail
Sábado, 5 de Abril de 2014 // 18:00 h
28 March 2014

Cravo de Joaquim José Antunes, 1758 (Museu da Música, Inv. MM 372) Depois da estreia em 2013, o Ciclo de Instrumentos Históricos “Um Músico, Um Mecenas” regressa ao Museu da Música com um recital de José Carlos Araújo, que interpretará sonatas de Carlos Seixas no Cravo Antunes. A entrada é livre.

 

Construído por Joaquim José Antunes em 1758, este cravo é uma peça valiosíssima, Tesouro Nacional não só pela sua antiguidade e raridade, mas ainda por ser um dos únicos testemunhos da técnica de construção portuguesa de setecentos.

 

Neste concerto, o MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) fará também o lançamento dos dois mais recentes discos da Integral para tecla de Carlos Seixas, um deles precisamente gravado com este instrumento musical.

 

"Um Músico, um Mecenas" é um ciclo de concertos que tem como objetivo dar voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único da coleção do Museu da Música, contando para o efeito com a ajuda de vários músicos. Depois de uma primeira edição em 2013, o ciclo regressa com novos recitais a solo e de música de câmara, interpretados por músicos de renome.

CRAVO ‘ANTUNES’ - Classificado como Tesouro Nacional e construído por Joaquim José Antunes em 1758, é uma das peças mais valiosas da colecção, deixando reconhecer uma forte e bem estabelecida tradição de artesanato musical português. Sendo um dos poucos exemplares sobreviventes da escola portuguesa de construção de cravos de meados de setecentos, é de extrema importância para a reconstituição da autêntica sonoridade da música cravística pré-barroca e barroca, produzida em Portugal por compositores como Domenico Scarlatti ou Carlos Seixas.

Joaquim José Antunes foi um dos mais importantes construtores portugueses de cravos do século XVIII e provavelmente o membro mais notável da família Antunes (construtores de instrumentos de tecla ativos em Lisboa durante três gerações). Do mesmo autor é conhecido apenas mais um cravo, datado de 1785, que integra actualmente a coleção de instrumentos musicais Finchcocks, em Kent (Inglaterra). Com assinatura “Antunes” existe ainda um outro instrumento na coleção do Museu da Música, além de um pianoforte datado de 1767, pertencente ao National Music Museum, em Vermillion (EUA).

 

«UM MÚSICO, UM MECENAS 2014» - PRÓXIMOS CONCERTOS:

- 17 e 18 de Maio – Clélia Vital interpreta suites de Bach no Violoncelo Stradivarius
- 14 de Junho – Birgund Meyer-Ohme e Enno Kastens (Alemanha) apresentam Bach e a sua família na Viola da Gamba Pieter Rombouts e no Cravo Antunes
- 9 de Agosto – Michele Benuzzi apresenta compositores portugueses e italianos do século XVIII "Mediterranean Soul" no Cravo Antunes
- 6 de Setembro – Agostinho da Silva na Tiorba Matheus Buechenberg, acompanhado pelo Ensemble Melleo Harmonia (Direção Musical Jenny Silvestre), apresenta "Das luzes de um Renascimento"
- 1 de Outubro – Pavel Gomziakov no Violoncelo Stradivarius - Repertório a anunciar
- 1 Novembro – Pedro Castro no oboé Eichentopf, acompanhado pela cravista Flávia Almeida Castro, interpretam Bach, Seixas, Hoteterre e Telemann
- 29 Novembro – Pieter-Jan Belder interpreta música ibérica no Pianoforte Van Casteel

 

Reservas e mais informações: 21 771 09 90.