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Cordofone dedilhado de 1794, atribuÃdo ao construtor Vincentius Vinaccia. Uma outra etiqueta impressa (Gio Battista Fabricattore, também de 1794), colada em local menos visÃvel, levanta questões em relação à autoria.
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O bandolim tem quatro ordens de cordas duplas e é afinado Mi-Lá-Ré-Sol. ConstruÃdo com madeiras (espruce, ácer, pau-santo), madrepérola, tartaruga, marfim e metais (ligas de prata e de cobre prateado). Dimensões em mm: 580 comp. x 182 larg. x 145 prof. x 330 tiro.
Após análise do estado de conservação encontraram-se:
· aduelas partidas, destacadas e algumas em falta; · falta de duas peças do rebordo da escala; · tampo descolado e deslocado da sua posição inicial.
Como auxiliares do processo de diagnóstico realizaram-se no I.P.C.R.: · duas radiografias - observação da estrutura interna, técnicas de construção e estado de conservação; · análises laboratoriais - identificação do verniz (muito provavelmente resina de pinheiro), por Espectroscopia de Infravermelho (FTIR - ms), e identificação dos metais, por Espectrómetro de Fluorescência de raios X (XRF).
Procurou recuperar-se a estabilidade fÃsica e o equilÃbrio estético a fim de ser exposto. Os métodos e produtos utilizados tiveram como base a intervenção mÃnima, o respeito pelo original e a reversibilidade.
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A intervenção apoiou-se em improvisações com base nos materiais originais e cola de peixe purificada, bem como em técnicas de construção de bandolins. Para facilitar a fixação das novas aduelas sem danificar o bandolim, construiu-se uma estrutura de apoio.
Resumo do tratamento realizado: · Fundo - consolidação e execução das aduelas partidas e em falta; · Tampo - fixação, com a execução de filetes em pau-santo e marfim; · Escala - execução de peças em madrepérola que faltavam; · SuperfÃcie - remoção de pó e poeiras.
Conseguiu-se recuperar a integridade fÃsica da zona danificada. Devido ao frágil estado do fundo, mesmo depois do tratamento, o bandolim não deverá ser tocado (a força da tensão das cordas para afinação é demasiado elevada).
OBSERVAÇÕES: Peça principal do Estágio realizado no Museu da Música e Instituto Português de Conservação e Restauro (I.P.C.R.).
PerÃodo em que decorreu o restauro: 1 de Outubro de 2000 a 31 de Julho de 2001
Técnico responsável: Catarina Torres (Universidade Nova de Lisboa) /
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